Celíacos, intolerantes ao glúten ou pessoas que tem sensibilidade ao glúten não celíaca devem evitar alimentos que contém glúten.
Infelizmente para nossa tristeza o glúten está presente em todo o lugar ate mesmo nos cosméticos.
Eu sempre tive preferencia por uma determinada marca de shampoo, usava desde a adolescência, sempre fui fiel a marca, e praticamente nunca usei outras marcas, até o dia que descobri que meu shampoo tinha gluten em sua composição.
Quando você está entrando nesse mundo de celíacos e intolerantes ao glúten você pode pensar ingenuamente que tudo se resume ao trigo, que é somente deixar de comer comidas feitas com trigo, centeio, cevada e aveia e está tudo certo.
Então somos apresentados a contaminação cruzada.
Leva muito tempo para o organismo se recuperar de anos de exposição ao glúten, por esse motivo quando se pretende elimina lo de nossa vida é preciso que seja feito de maneira eficaz, visto que o menor vestígio de glúten para um intolerante pode fazer mal.
Imagine você fazendo toda uma dieta equilibradíssima para ficar longe do glúten e mesmo assim continua passando mal, talvez nem passaria pela sua cabeça que seu shampoo pudesse estar te fazendo mal.
Irônico isso né!?
Um dia eu estava me preparando para tomar banho quando me interessei em ler o rótulo do shampoo foi então que eu li o seguinte ingrediente: Hidrolyzed wheat protein.
Quando eu li Wheat (trigo) pensei: Não é possível, até no meu shampoo.
Comecei a ler os rótulos dos demais cosméticos e descobri que outros cosméticos tinham glúten em sua composição.
Se você não conhece, ou tem dificuldade de identificar o glúten nos cosméticos, vou deixar uma lista básica para te ajudar.
Nos rótulos esse nomes vem acompanhados de outros nomes, mas se você identificar esses nomes fique alerta e evite o uso.
Não exite uma confirmação por parte dos profissionais de saúde se esses produtos realmente possam oferecer risco de contaminação, entretanto pessoas intolerantes ao glúten quando expostos a estes produtos relatam reações como dermatite, queda de cabelo e lesões na pele.
Nossos poros e mucosas podem absorver o glúten dos cosméticos.
Shampoos, hidratantes e maquiagens podem significar uma potencial fonte de contaminação para celíacos e intolerantes ao glúten, portanto o melhor a se fazer é evitar tais produtos.
A melhor escolha é com certeza evitar esses produtos.
Tenho conversado com várias pessoas que dizem estar fazendo dieta livre de glúten corretamente no entanto continuam apresentando reações adversas relacionadas ao consumo de glúten. A primeira coisa que sempre pergunto nesse caso é sobre a contaminação cruzada, excluindo a contaminação cruzada a pergunta é: Os cosméticos que você usa tem glúten em sua composição?
Se a resposta for positiva provavelmente você encontrou a fonte de contaminação. E sendo assim tirando essa fonte de contaminação logo você apresentaria melhora dos sintomas.
Eu optei por não usar nenhum cosmético com glúten.
Vou deixar para você a lista de nomes para o glúten que podem aparecer nos seus produtos, fique atenta e olhe sempre os rótulos.
Espero que te ajude.