O glúten é uma proteína que é encontrada no trigo, centeio e cevada. Na doença celíaca, o consumo de glúten ativa o sistema imunológico na mucosa do intestino delgado e destrói o trato intestinal. As consequências são que a capacidade do intestino de absorver os nutrientes da dieta é enfraquecida e todo o corpo é afetado pela inflamação. 

Mucosa do intestino de uma pessoa saudável e mucosa do intestino de um celíaco

A doença celíaca é uma doença crônica. Quando tratada com uma dieta sem glúten, a maioria das pessoas se torna completamente saudável. A doença apresenta vários sinais e sintomas. A doença pode ocorrer em qualquer idade, desde crianças até adultos. A grande maioria é diagnosticada na idade adulta.

A mudança para uma dieta sem glúten deve ser feita com orientação de um nutricionista clínico. Dependendo de há quanto tempo a pessoa tem doença celíaca não diagnosticada, podem ter ocorrido condições de hipersensibilidade que requerem outras considerações dietéticas além de “apenas” sem glúten. Suplementos de certas vitaminas e minerais também podem ser necessários pela falta de nutrientes que o organismo acabo não absorvendo.

Para ajudar na transição para uma dieta sem glúten, você precisa de informações sobre quais produtos contêm glúten e quais produtos (especiais) não contêm glúten. Cozinhar com fermento é um desafio para ficar sem glúten, mas existem muitas receitas excelentes que você pode experimentar.

A seleção de alimentos sem glúten em supermercados, alimentos saudáveis ​​e lojas online está aumentando e melhorando. Isso se aplica a pães, cereais, massas, bolos e biscoitos sem glúten. Ainda há muito que você pode comer e beber, mesmo se tiver intolerância ao glúten. 

Existem também inúmeras receitas livres de glúten que você pode experimentar em casa. Não é difícil encontrar.

Felizmente você não precisa mais sofrer pela privação alimentar.

É importante que você após iniciar a dieta sem glúten se mantenha firme e não consuma alimentos que contêm glúten, além de também ter muito cuidado com a contaminação cruzada, outro fator importante a se levar em conta para celíacos, intolerantes e sensíveis ao glúten.

O tratamento da doença celíaca com uma dieta sem glúten é vitalício. A mucosa do intestino delgado geralmente cicatriza sozinha quando o glúten é removido da dieta. Se você tomar cuidado ao comer 100% sem glúten, continuará saudável. 

A doença celíaca não tratada significa que uma pessoa vive com uma mucosa do intestino delgado danificada, o que é uma situação de risco. É de extrema importância seguir uma dieta 100% sem glúten e por toda a vida, se você foi diagnosticado com doença celíaca.  

Please follow and like us: