A lactase é uma enzima digestiva envolvida na quebra da lactose, um açúcar encontrado no leite e outros produtos lácteos. A lactase, produzida no revestimento do intestino delgado, divide a lactose em moléculas menores de açúcar (conhecidas como glicose e galactose) para que possa ser digerida. No entanto, algumas pessoas não são capazes de produzir lactase suficiente por conta própria, levando a uma condição conhecida como Intolerância a Lactose.

Pessoas com intolerância à lactose podem apresentar uma série de sintomas gastrointestinais sempre que consomem laticínios, incluindo cólicas estomacais, diarreia e gases. Tomar suplementos de lactase pode reduzir ou prevenir muitos desses sintomas.

Intolerância a lactose

Apesar dos benefícios dos suplementos de lactase, ainda há uma escassez de pesquisas que evidenciam seus efeitos. Embora os cientistas concordem que os suplementos são seguros, nem sempre houve consenso sobre como eles funcionam bem.

Possíveis efeitos colaterais

Os suplementos de lactase são considerados seguros e bem tolerados, sem efeitos colaterais conhecidos.

No entanto, as pessoas com diabetes precisam usar suplementos de lactase com cautela. Uma vez ingerida, a lactase é decomposta em açúcares simples que podem aumentar o nível de glicose no sangue. Embora isso possa não causar problemas significativos, é importante verificar o  açúcar no sangue 20 a 30 minutos depois de tomar uma dose, para ter certeza.

Os suplementos de lactase não devem ser usados ​​por mulheres grávidas ou amamentando, pois não há informações suficientes para garantir sua segurança. Também não se sabe se os suplementos de lactase podem interagir com outros medicamentos ou suplementos.

Eu tomo suplementos de lactase, mas eles não parecem ajudar. Por quê?

Se ainda estiver tendo sintomas gastrointestinais após tomar um suplemento de lactase, você pode estar tomando incorretamente. Como regra, sempre certifique-se de tomar um suplemento de lactase antes da primeira mordida no leite. Se comer por mais de 20 a 30 minutos, tome outra dose de 2.000 mg para estender o benefício protetor. Ou você pode precisar evitar a lactose por completo.

Além disso, só porque você está tomando um suplemento de lactase, não significa que você consome laticínios à vontade. Se você for intolerante à lactose, é importante controlar sua ingestão.

Como usar corretamente enzimas Lactase

A dosagem é subjetiva

Outra grande questão: quanta lactase você deve tomar ? A maioria dos comprimidos tem uma dosagem exata, como tomar dois, duas vezes ao dia. No entanto, as enzimas lactase são um sistema de tentativa e erro. Os dois principais fatores que afetam a dosagem de que você precisa para neutralizar os sintomas são 1) o quão deficiente você é em enzimas lactase (seu grau de intolerância à lactose naquele momento) e 2) quanta lactose você estima no que está prestes a consumir.

Você está tentando comparar a quantidade de lactase que ingere com a quantidade exata de lactase de que seu corpo precisa para digerir esse alimento. Há uma grande margem de erro, pois é difícil saber quanta lactose existe em um alimento específico e a quantidade de enzimas lactase que seu corpo produz normalmente aumenta com a idade. Infelizmente, isso significa que sua dosagem pode nunca ser consistente e você ainda pode sentir sintomas se não tomar a quantidade certa na hora certa. Mas tem um jeito certo.

O tempo é complicado com a lactase

Se for tomado com o estômago vazio, o alto nível de acidez em seu intestino irá destruir a lactase antes que ela possa fazer sua mágica. No entanto, você precisa que a lactase atinja seus intestinos antes que a lactose chegue. Então você pode comer alguma coisa (sem lactose, é claro) 5 minutos antes de tomar a lactase, e em seguida tomar sua enzima e começar a comerInfelizmente, isso significa que você deve planejar com antecedência para não tomar com o estômago vazio nem tomar depois de já ter começado a consumir alimentos com lactose. Não tome com muita antecedência nem muito tempo depois, é necessário que elas cheguem juntas ao intestino ( a enzima e a comida) Além disso, muitas pessoas esquecem ou tomam as enzimas tarde demais.

Geralmente as enzimas Lactase  permanecem no intestino delgado por cerca de uma hora em adultos e aproximadamente 45 minutos em crianças. Se quiser continuar a comer laticínios após esse período, você precisará ingerir outra dose da enzima.

Gases serão inevitáveis

Pesquisadores do Baylor College of Medicine em Houston testaram os produtos de enzima lactase mais populares (como Lactaid, Dairy Ease e Lactrase) para eficácia. Os resultados mostraram algum alívio das cólicas abdominais e inchaço, mas nenhum dos produtos testados teve qualquer efeito sobre os gases . Quanto às cólicas e inchaço, os efeitos em um nível individual variaram amplamente, desde um benefício significativo até nenhuma ajuda.

Mas as enzimas da lactase NÃO tratam alergias ao leite ou intolerância à proteína do leite

A lactase não deve ser tomada para alergias ao leite ou outras questões relacionadas aos laticínios, exceto para intolerância à lactose. Não tem efeito conhecido sobre as proteínas do leite ou outros componentes do leite – apenas a lactose, o açúcar do leite.

O uso de enzimas, assim como o uso de produtos com rótulos ” zero lactose” que são aqueles que recebem enzima lactase ainda na indústria, podem ser consumidos por intolerantes a lactose, porém será sempre um jogo de tentativa e erro, nem sempre pode dar certo e com isso você pode experimentar reações desagradáveis. Aprenda a conhecer seu organismo e como ele reage as enzimas.

Se mesmo com o uso de enzimas você ainda continua experimentando sintomas desconfortáveis procure seu médico e opte por uma dieta livre de leite e derivados.

Please follow and like us: